skip to Main Content
1-800-987-654 admin@totalwptheme.com

Raio X – Sandro Dias

Já se passaram mais de 20 anos desde o seu primeiro contato com o skate que, diga-se de passagem, não foi exatamente o de tentar subir e se equilibrar. A verdadeira diversão era brincar com seus amigos colocando um pneu de carro em cima do skate e descer a garagem em alta velocidade. Pura ironia: era Sandro Dias, mais conhecido no universo do skate como Mineirinho, tendo sua primeira “experiência” com o objeto que o levaria ao topo do mundo.

Em meados dos anos 80, Mineirinho participou do seu primeiro campeonato na categoria iniciante e foi o atleta mais novo da competição, terminando em oitavo. O resultado foi um dos maiores impulsos de sua carreira para continuar a praticar e evoluir.

Aos 13 anos, em 1988, já com certa experiência adquirida em mais alguns campeonatos e já evoluído tecnicamente, Sandro foi campeão brasileiro de street iniciante. Neste ano ainda fez, de quebra, sua primeira viagem internacional: foi para os Estados unidos.

O primeiro campeonato internacional de Mineirinho aconteceu no ano seguinte, na Alemanha. Apesar de ainda ser amador no Brasil, competiu como profissional e terminou em 31º. Resultado mais do que comemorado por ele, uma vez que acabou empatando com Mark Gator.

Tal felicidade contrastou com o sumiço do skate no Brasil no início da década de 90, quando as pistas desaparecerem e Sandro foi obrigado a parar. Ou pelo menos “dar um tempo”, pois o seu retorno seria em grande estilo.

Em 1995, um campeonato profissional de vertical (half) em um Shopping Center de São Paulo começou a mudar os rumos da carreira de Mineirinho. Quando soube do evento, depois de ter passado alguns anos sem pisar no skate, ele prontamente foi até lá e competiu: acabou superando suas expectativas e chegou em 5º lugar. Nos dois anos seguintes foi competir na Europa, e em 1998 participou pela primeira vez do Slam City Jam, em Vancouver, no Canadá. No ano seguinte, Sandro já freqüentava os eventos norte americanos (X Games e Gravity Games) e já aparecia entre os top 20.

A caminhada de Sandro Dias rumo ao topo do mundo finalmente chegou ao seu ápice em 2003. Logo no início da temporada, faturou quatro torneios consecutivos, incluindo o Latin X Games, no Brasil, e o Slam City Jam, em Vancouver (CAN), e abriu uma vantagem confortável no ranking. Com mais alguns bons resultados, assegurou o título mundial concretizando um grande sonho.

Em 2004, outro feito: além do bicampeonato mundial, Sandro é o primeiro skatista a acertar a manobra 900º (dois giros e meio no ar) em uma competição, entrando para a história do skate em mais uma vertente.

Os principais títulos de Mineirinho são: Pentacampeão mundial pela World Cup Skateboarding (2003, 2004, 2005, 2006 e 2007), Tricampeão Europeu (2001, 2003 e 2005) e Medalha de Ouro dos X Games de Los Angeles (2006).

Um ídolo, um campeão e mais do que isso: um verdadeiro herói nacional. Assista “Vida Sobre Rodas” no cinema e conheça mais deste ícone do esporte do Brasil.

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

Back To Top